DIU Mirena: procedimento, valores e primeiras impressões

1) Por que escolhi o DIU Mirena?

Na verdade eu não escolhi, eu não tinha recomendação para colocar o DIU de Cobre, pois o que me levou a colocar o DIU foram problemas com dores e questões no útero que se resolveriam com o uso de DIU hormonal como tratamento. O DIU de Cobre, apesar de também ser um contraceptivo de longa duração muito bom, não tem efeitos de tratamento pra essas questões. 

2) Quanto custou para colocar o DIU Mirena? 

Não tive nenhum custo para colocar o DIU Mirena, na Unicamp ele (e o de Cobre também) é colocado gratuitamente (sem anestesia). Basta ir bem cedo (antes das 5 horas da manhã) no CEMICAMP com RG e o número do cartão do SUS para colocar. Quando coloquei não era necessário ter encaminhamento, mas acho interessante decidir qual por com orientação do seu ginecologista e caso tenha mais dúvidas sobre isso entre em contato com o CEMICAMP antes de ir ou no dia que for colocar peça orientação la. 

Importante: CEMICAMP está aberto de segunda, terça, quarta e sexta. Quintas, finais de semana e feriados não abre. 
O telefone para contato é: (19) 97114-0236.
Endereço: UNICAMP Universidade Estadual de Campinas - R. Vital Brasil, 200 - Cidade Universitária, Campinas - SP, 13083-888

3) Doeu para colocar?

Doeu sim, mas não algo insuportável e contínuo durante a aplicação. Foram 3 cólicas fortes e rápidas durante a colocação, após isso foi mais tranquilo e tive apenas cólicas moderadas por alguns dias (mais leves que cólicas menstruais no meu caso). Foi sem nenhuma anestesia, mas me deram um remédio de colocar embaixo da língua antes do procedimento e, apesar de fortes as cólicas na aplicação, foram bem momentâneas e pra mim foi bem suportável por conta disso.

Importante: não tenho informação se pode mudar algo nesse caso, mas a nível de curiosidade eu não tenho filhos e coloquei com 20 anos de idade. Recomendo que leve um remédio de cólica que funcione pra você para tomar depois. 

3) Teve alguma mudança aparente nesses primeiros dias com o dispositivo? 

Fora as cólicas (normais do período de adaptação) não senti nenhuma mudança ainda. Vale ressaltar que eu nunca tomei nenhuma pílula anticoncepcional/injeção ou algo parecido. No futuro farei novos posts atualizando essa questão e colocarei o link aqui também. 

4) Foi obrigatório colocar durante a menstruação? 

Eles solicitam ir durante a menstruação sim, não sei se não estar menstruada é um impedimento de colocar lá na Unicamp, mas eles pedem pra ser durante sim e, inclusive, na triagem me disseram que facilita o procedimento. 

Comentários